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CRIAR FORMULÁRIO DE CONTATO NO GOOGLE DRIVE (GOOGLE DOCS)



Os formulários de contato são as melhores opções para manter um contato direto com os leitores do seu blog, já nem sempre o leitor quer deixar um comentário em suas postagens.

a primeira coisa que você deverá fazer é acessar o site do Google Docs usando a sua conta Google (a mesma conta do blogger).

Clique em “Criar Novo” e escolha o tipo “Formulário”:


Se for a primeira vez que você está usando o Google Drive, vai abrir uma janela de apresentação, é só clicar no botão “Primeiros passos”, ou simplesmente fechar a janela.

Em seguida abrirá outra janela, com algumas opções de tema para você escolher.
Escolha o tema que preferir, escolha um nome para o seu Formulário e clique em “ok”.


Agora preencha as perguntas que serão respondidas pelos visitantes que quiserem entrar em contato.
Exemplo: Vamos criar 5 tipo de perguntas (que são as essenciais):

Configurando os campos do formulário:

1. Configurando o campo “Nome”:
Em tipo de pergunta coloque: Nome.
Em texto de ajuda escreva: “Digite seu nome (obrigatório)”.
Em tipo de pergunta selecione “texto”, marque a caixa “pergunta obrigatória” e clique em “concluído”.


2. Configurando o campo “Email”:
Agora clique em “Adicionar item” para criar outra pergunta.
Escolha a opção “Texto”.


Em tipo de pergunta coloque: Email.
Em texto de ajuda coloque: Digite seu email (Obrigatório)
Marque este campo como obrigatório também, clicando em “pergunta obrigatória” e clique em “concluído”.

3. Configurando o campo ” URL do Site/Blog”:
Repita o mesmo procedimento que você utilizou para adicionar o campo “Email”. Clique em “Adicionar item” para criar outra pergunta.
Escolha a opção “Texto”, que no caso será para “URL do Site/Blog”. Para esta opção não marque “pergunta obrigatória”, a não ser que você só queira receber contato somente com pessoas que possuem um Blog ou site.
Clique em “concluído”.

4. Configurando o campo “Assunto”:
Agora clique novamente em “Adicionar item” para criar outra pergunta, que no caso será para “Assunto” e repita toda a operação das outras que você já criou, escolha se quer que esta pergunta seja obrigatória ou não e clique em “Concluído”.

5. Configurando o campo “Mensagem”:
Clique novamente em “Adicionar item” para criar outra pergunta, em “Titulo da pergunta” coloque “Mensagem”.
Preencha o campo “Texto de ajuda”.
No campo para Mensagem, em “Tipo de pergunta” selecione a opção “Texto do Parágrafo” para que apareça uma caixinha maior onde seus leitores digitarão suas mensagens para enviar a você. Escolha se quer que esta pergunta seja obrigatória ou não e clique em “Concluído”.


6. Configure a página de Confirmação.
Terminado todos esses passos, clique em “Enviar formulário”.

Na janela que vai abrir, clique no botão “incorporar”.
Ajuste a largura e altura do seu formulário de acordo com seu gosto.
Agora copie o código na caixinha e salve-o em um bloco de notas, pois você vai precisar dele.

Incorporar o formulário de contato na página estática:

Crie uma página estática, clique na aba “html” e cole o código dentro do editor html da postagem.
Cole o código do formulário que você criou fornecido no campo “incorporar”( aquele que você copiou e salvou no bloco de notas) dentro do HTML da postagem e publique a postagem normalmente.
Se você tiver menu e caso queira incluir em seu menu o botão “Contato”, copie o endereço da página estática que você criou e cole o link em seu menu.

Pronto!

Agora você já tem um Formulário de Contato para usar no seu blog, criado facilmente pelo Google Drive.

Olha o meu como ficou:


Visualizando as mensagens enviadas pelo formulário:

Para você conseguir visualizar as mensagens enviadas através do seu formulário de Contato, você terá de escolher como armazenar essas mensagens.
Para isso, ainda conectado na sua conta do Google Drive, clique no link do nome do seu formulário, depois clique no botão “Escolher o destino da resposta” na barra de ferramentas.
Você pode optar para que as mensagens sejam enviadas para uma planilha ou armazená-las exclusivamente no formulário.

Se você armazená-las em uma planilha, poderá ver as respostas individuais conforme vão chegando.
Ver respostas em uma Planilha:

Se você escolher armazenar as respostas do formulário em uma planilha, o botão “Escolher o destino da resposta” na barra de ferramentas será substituído pelo botão “Ver respostas”. Clique nesse botão, abrirá uma planilha com as respostas do formulário.

Ver respostas somente em formulários:

Se você não quiser que as respostas sejam enviadas para uma planilha, clique no botão “Manter as respostas somente no Formulários do Google”. Nesse caso, para acessar as respostas coletadas, clique no menu “Respostas” e selecione “Resumo das respostas”.

Faça testes e verifique qual forma se adapta melhor as suas necessidades.


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